Como receber bem em casa? 6 dicas que irão ajudar você!

Como receber bem em casa: 6 dicas para ser um anfitrião de sucesso

Para quem curte momentos em família e com os amigos, uma das melhores coisas é receber bem em casa. E, com a pandemia, esses eventos se tornaram ainda mais importantes. Afinal, de que outra forma poderíamos estar próximos de familiares e amigos queridos, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos 6 dicas para que você possa  receber pessoas  na sua casa de forma simples e descontraída. Continue a leitura e confira a seguir!

1 – Pense no conforto do ambiente

A primeira coisa na qual você deve pensar ao receber pessoas é no conforto que elas terão em sua casa. Embora isso pareça simples, saiba que é preciso prestar atenção em muitos detalhes, como os seguintes:

– Há espaço para todos os convidados que você imaginou?

– Será preciso mudar a posição de alguns móveis para acomodá-los?

– Você possui copos, pratos e talheres suficientes para todos?

– A climatização da sua casa é adequada para uma recepção?

Para pensar no conforto dos seus convidados, nada melhor do que se colocar no lugar deles, certo? Por isso, faça um check list com todas as coisas que fazem você se sentir bem quando vai a algum lugar. Dessa forma, certamente conseguirá proporcionar todo conforto aos seus convidados.

2 – Ofereça uma bebida logo na chegada do convidado

Uma das coisas mais constrangedoras (e indelicadas) é um convidado que chega e fica de mãos vazias, não é mesmo?

Há diferentes formas de oferecer uma bebida na chegada dos convidados. Se você tiver um garçom, oriente-o para ficar sempre atento à porta de entrada. Mas se a reunião for informal e você mesmo se encarregar dos serviços, uma boa dica é montar uma ilha de bebidas e mostrá-la a cada convidado que chega. Isso poupará trabalho e fará com que as pessoas se sintam ainda mais à vontade na sua casa.

3 – Não esqueça da música

Em qualquer tipo de evento, a música de um ambiente faz toda a diferença. E é muito simples fazer uma boa playlist, mas, para isso, você precisa pensar no perfil dos seus convidados.

Você precisará investir algum tempo para essa tarefa, mas vale muito a pena, pois é algo agradável e mostra que você pensou no gosto das pessoas que prestigiaram a sua casa. Dependendo do número de convidados e do grau de intimidade entre eles, vale perguntar se alguém gostaria de colocar a sua própria playlist.

4 – Tenha um cardápio fácil

Para receber bem em casa, você não precisa oferecer uma comida sofisticada. Dependendo dos seus convidados e do tipo de evento, comidas tipo comfort food (que remetem a memórias afetivas, como a comida da avó, por exemplo) fazem muito mais sucesso do que qualquer cardápio requintado.

O segredo é fazer bem e pensar se as pessoas terão o conforto necessário para aproveitar a refeição. Se o seu espaço não for suficientemente amplo para todos se sentarem à mesa, o ideal é um cardápio que possa ser consumido onde o convidado estiver, seja em pé ou com o prato no colo, por exemplo.

Outro ponto importante é calcular adequadamente as quantidades. Isso fará com que os convidados se sintam à vontade para repetirem, quando for o caso.

5 – Atenção a restrições e alergias alimentares

É cada vez maior o número de pessoas adeptas ao vegetarianismo ou veganismo, por exemplo. Além disso, há quem possua restrições alimentares devido a alergias ou outros problemas de saúde.

Por isso, nunca esqueça de checar junto aos convidados esse tipo de situação. Isso garantirá o bem-estar de todos e contribuirá para o sucesso do seu evento.

6 – Pense no pós-refeição

Por fim, é importante ter opções pós-refeição, como café e alguns tipos de chás. Esse é um hábito de muitos brasileiros, e permite que as pessoas continuem conversando, sem ter a sensação de que precisam ir embora logo após a refeição.

Se você gostou de nossas dicas, acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *